sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Propostas para a saúde

Propostas para a área da saúde de José Serra:

- Criar uma rede de 154 AMES, Ambulatórios Médicos de Especialidades, em todo o Brasil.
-Criar o programa Mãe Brasileira de assistência a gestantes, garantindo as seis consultas e exames pré-natais indispensáveis, orientação para o parto, acompanhamento pós-parto para a mãe e consulta do bebê com o pediatra.
- Criar uma rede de clínicas públicas para o atendimento de dependentes de álcool e outras drogas.
- Fazer parcerias com entidades não governamentais de experiência reconhecida no tratamento de dependentes.
- Repassar recursos do SUS para pagar a internação de pessoas com dependência de drogas em clínicas especializadas.Capacitar as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) para identificar casos de dependência e orientar sobre os primeiros procedimentos
- Retomar com força os mutirões de Saúde para acabar com as filas de espera e resolver rapidamente problemas simples antes que se agravem.
- Criar uma cesta com 80 medicamentos para distribuição gratuita.Cortar impostos sobre medicamentos.
- Ampliar a fabricação de genéricos no Brasil.
- Desaparalhar as Agências (como a Agência de Saúde Suplementar) para que efetivamente defendam os interesses do conjunto da população.
- Fazer mais campanhas de divulgação dos genéricos, para que as pessoas exerçam seu direito de comprar um remédio mais barato do que os de marca.
- Fazer mais campanhas de EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO, como fez de maneira muito bem-sucedida em relação à AIDS.
- Implementar o cartão SUS, com todas as informações do usuário.
- Regulamentar a Emenda 29, estabelecendo o investimento mínimo obrigatório de municípios, estados e da União.
- Destinar mais recursos para Programas de Saúde da Mulher.Reestabelecer o Programa de Estímulo à Reestruturação das Santas Casas e transferir R$12 bilhões em recursos.
- Formar 500 mil profissionais de enfermagem.
- Implantar programa de residência médica diferenciado.
- Regulamentar a profissão de Agente Comunitário de Saúde.Garantir que não exista espera para o Diagnóstico e Tratamento do Câncer no SUS.
- Garantir água e esgoto tratados a todos, retirando o PIS/COFINS do Saneamento Básico.
- Investimento de 12 bilhões de Reais em Saúde e revisão da tabela do SUS para melhor apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.Melhoria de salários para profissionais de Saúde.
- Obrigar o fornecimento, pela Petrobrás, de diesel "limpo", conforme resolução do CONAMA.Incentivar a criação de áreas verdes urbanas.
- Preservar áreas de manancial e matas ciliares, garantindo a qualidade da água.Tornar mais rigoroso o processo de identificação e recuperação de áreas contaminadas.

Fonte: http://www.serra45.com.br/

Tantas criações, apenas um tópico de prevenção, de educação para melhorar a saúde.
Lembrando que todos os países que tem a área de saúde com bons resultados, trabalha com a prevenção, não o tratamento!



Propostas para a área da saúde de Dilma Rousseff:

- Aprimorar a eficácia do sistema de saúde, garantindo mais recursos para o SUS, reforçando as redes de atenção à saúde e unificando as ações entre os diferentes níveis de governo;
- Dedicar uma atenção ainda maior aos hospitais públicos e conveniados, as novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ao SAMU e a programas como o Saúde da Família, o Brasil Sorridente e a Farmácia Popular.
- Fortalecer a proteção ao meio ambiente, reduzindo o desmatamento e impulsionando a matriz energética mais limpa do mundo;
- Manter a vanguarda nacional na produção de biocombustíveis e desenvolvendo nosso potencial hidrelétrico;
- Cumprir as metas voluntárias assumidas na Conferência do Clima, haja ou não acordo internacional.


Podemos perceber que os candidatos tem estratégias de divulgação diferentes, uma mais detalhado e o outro mais suscinto, no entanto o importante são as ideias que precisam ser discutidas!
O que precisamos no Brasil é uma ação conjunta, que a população saiba como evitar a doença; alimentação de qualidade para que vejamos de fato SAÚDE no povo brasileiro.

3 comentários:

  1. Ambos os candidatos me parecem com um "bom começo" na questão da saúde,digamos assim. Porem achei que tanto um quanto outro visou mais em "gastar" com saude do que com a saude, ou seja "-vamos gastar em saude, não importa como-" prevenir é muito melhor do que tratar, não que vá solucionar tudo, mas vai reduzir bastante casos como a dengue,que tronou-se epidemia graças a péssima prevenção e informaçoes sobre a mesma. (post grandinho,sorry)

    ResponderExcluir
  2. Como todo brasileiro, estou cansado dessas "baboseiras" ditas por essa corja... NUNCA vamos ter saúde digna no Brasil pois não é lucrativo, a dengue faz parte de um comércio, a gripe suína, o péssimo serviço publico hospitalar, tudo isso esta diretamente ligado a: "ALGUEM TEM QUE LUCRAR"... os plano de saúde e os políticos
    O mesmo acontece com nossa educação que é "vendida" nas campanhas, mas nunca entregues, ou seja, vendo mas não tenho a mercadoria para entregar e o povo não faz NADA!
    Chega da mesma ladainha... infelizmente não temos muitas opções para esse segundo turno.
    Estamos aprendendo a votar...
    Vidas não tem preço!
    Lembrem-se disso!

    ResponderExcluir
  3. Os comentários podem ser grandes, sem problemas. Precisamos discutir mesmo as questões básicas e essenciais para a vida em sociedade!
    Tanto a saúde, quanto a educação devem ser a prioridade em ambos os governos.

    ResponderExcluir