segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Números assustadores

Queridos Leitores,

Essa eleição apresentou números assustadores, que demonstram a total ausência de credibilidade da política nacional.
Vejamos alguns deles:
- O número de votos válidos para eleger o Governador do Estado de São Paulo, pouco mais de 75%, em contrapartida percebemos o aumento dos brancos, nulos e abstenções.
- No caso dos Senadores a situação foi pior, apenas 72,66% de votos válidos. Declarando a total ausência de opção da população. Não podemos deixar de comentar, em um momento de lucidez não elegeram o Netinho, ufa!!!
- Algumas das "pérolas" dessa eleição como: Mulher Pêra, Cameron Brasil, entre outras, ficaram bem distante de qualquer aspiração política.
- Agora o mais voto deputado federal do Estado de São Paulo, confirmando as pesquisas foi Tiririca, sendo eleito com 7,26%, que representam em número de votos 1.353.766, estamos falando de mais de um milhão de votos.

A falta de credibilidade, de seriedade e ética; acabou levando a população a acreditar que deixar de escolher ou escolher qualquer coisa é a melhor opção.
Fazendo um breve retorno na história brasileira, primeiro ficamos sem direito a votar de 1937 a 1945, durante o primeiro Governo de Getúlio Vargas, depois tivemos ausência de eleição direta para alguns cargos de 1964 a 1989.
De que maneira o povo brasileiro poderá compreender o quão importante é esse DIREITO de escolher?
Passamos anos pedindo para voltar as urnas, hoje isso desprezado por tantos.

Particularmente estou decepcionada, apesar de jovem na época da ditadura militar e sem entender muito bem qual era a importância do voto; aprendi com os anos a valorizar esse momento cívico.
Tenho todos os meus comprovantes das eleições guardados, cada um deles conta a história do meu país, retrata um momento de mudanças políticas e lembra o que ainda não foi resolvido.

Vamos ao segundo turno, agora discutindo as propostas do presidenciáveis, Dilma e Serra.

Alunos Queridos, para aqueles que fizeram "bolão" para adivinhar meu voto, agora posso dizer, votei Marina.
Marina pelas propostas de sustentabilidade, de desenvolvimento consciente, de criação de um educação de qualidade, por um conjunto de ideias que poderiam fazer o Brasil crescer.
Marina por ser minha irmã em Cristo, pessoa íntegra e de valor; que mesmo sendo alfabetizada com 16 anos mostrou ao mundo que a oportunidade muda a história de alguém.
Seria maravilhoso ver Marina no segundo turno, mas ela foi vitoriosa, alcançou quase 20 por cento de votos, tornando um sonho realidade.

Um comentário:

  1. Foi maravilhoso votar, me sinti como uma cidadã, escolhendo um rumo diferente, pena que a Marina não conseguiu vencer, mais conseguiu que 20% da população acordasse e percebesse o quão importante é a mudança!! Fiquei chateada com a sociedade brasileira, pelo fato de termos lutado tanto por esse direito, e simplesmente hoje, serem jogados em qualquer um! Espero que alguma coisa, que pequena que seja, sai dos planos de nossos candidatos, e que se torne sólido! E fico feliz de ter votado numa candidata, que não passou a eleição toda brigando a favor do partido mais sim pela mudança do Brasil!!!

    ResponderExcluir