domingo, 21 de novembro de 2010

Prova Zumbi dos Palmares - 21 de novembro

Queridos Amigos Visitantes,

Hoje completamos mais uma prova, vencemos cada quilômetro, Renato e Inez; Eu e Paulo; Walter e Célia, sem esquecer da nossa linda Samarinha.
Não posso deixar de destacar que foi a primeira prova da Inez, Célia e Samara, considerando que a Inez nunca havia praticado esportes, faz algum tempo que vem caminhando, sendo treinada pela Gama Assessoria Esportiva. Se inscreverem na caminhada de três quilômetros, chegando com sucesso ao final! PARABÉNS, Vencedoras!
Estou preparando um texto sobre a filosofia e os esportes, no entanto enviei um e-mail para a Corpore (empresa organizadora de grandes eventos de pedestreanismo), relatando uma situação de preconceito velado, que preciso compartilhar com todos nesse momento.
A corrida foi maravilhosa, não se baseou nesse infeliz momento, nem irá ser marcada por essa triste passagem, no entanto não podemos deixar de denunciar.
Segue abaixo o e-mail:

Venho registrar minha indignação pelas palavras que foram proferidas no início da prova Zumbi do Palmares.
Estávamos no aquecimento, quando um senhor, infelizmente não me recordo o nome, destacava a importância da prova, quando no meu da fala resolveu dizer que ontem foi o Dia da Consciência Negra, utilizando a seguinte expressão: "Afinal todos no Brasil tem o pé na cozinha e na senzala"
Como professora de Filosofia e Sociologia, que trabalha todos os dias para eliminar o preconceito, acabar com a discriminação racial, utilizamos texto que descrevem exatamente a situação desse domingo, mas que principalmente tem uma avó mulata e um bisavô que veio de Angola, passando pela terrível experiência de estar em uma senzala, não posso aceitar esse tipo de expressão.
O preconceito se perpetua por pessoas desse nível baixo de educação, que considera engraçado um dos terríveis períodos da história mundial, que foi a escravidão, ou mesmo o desqualifica o trabalho manual.
Considero que esse é o momento da CORPORE, publicar algo pedido DESCULPAS para todos os afro-descendentes (mesmo que branqueados, como eu), pela terrível humilhação de ser mais uma vez rebaixado como ser humano, em uma fala que parece "apenas" uma piada de mau gosto.

Detalhe fundamental, o tal senhor era visivelmente afrodescendente!!!

Como disse acima, nada irá macular o dia de hoje, foi SENSACIONAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário