segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Esporte e Filosofia

Para aqueles que não sabem, AMO esportes!
Sempre estive praticando inúmeras modalidades, comecei com natação, passei pelo surf (rapidamente), futebol, musculação, ginástica, capoeira, jiu-jitsu, mas nunca deixei de correr.
Para cada etapa da vida temos a influência de alguém; de gostar da culinária dos doces, foi minha vó; de ter posição firme, minha mãe; de amar incondicionalmente meu irmão e o amor pelos esportes, foi meu pai!
Meu pai é educador físico, vulgo professor de educação física, passamos vários domingos assistindo Fórmula 1 ou jogos de futebol ao final da tarde, mas sempre que conseguimos estávamos correndo.
Me lembro de umas férias, em janeiro, que passamos todos os dias caminhando juntos, aquela caminhada acelerada, foram momentos inesquecíveis. Valeu, pai!
Quando todos acreditavam que eu seria uma excelente professora de Educação Física, escolhi Filosofia, área que é vista como oposta a qualquer exercício, que exige concentração e não músculos.
A filosofia ocidental nasce na Grécia Antiga, onde a formação do indivíduo é vista como um todo, sendo assim a prática esportiva estava dentro dos ambientes de ensino, sendo incentivada a busca de saúde e não de culto ao corpo como vemos no mundo atual.
Filosofia e Esporte estão diretamente ligadas, pertence ao mesmo indivíduo que precisa se desenvolver.




2 comentários: